The Ipanemas



“Os Ipanemas” remetem a uma história que começou no Rio em 1964. No auge do beco das garrafas, berço da bossa instrumental, o percussionista Rubens Bassini propôs ao trombonista Astor Silva um álbum no qual tocassem o que tivessem vontade, convite estendido ao baterista Wilson das Neves, ao violonista Neco e ao baixista Marinho que gravaram então “Os Ipanemas”. No álbum, a sonoridade da bossa nova mesclada à batidas africanas,religiosidades e mitos do candomblé.

Após 40 anos, a pedido do selo inglês farOut, o baterista e produtor musical, Ivan Conti Mamão; recebeu a proposta de reunir e liderar esse projeto com  músicos remanescentes, agregando também novos artistas,forma-se  novamente os Ipanemas com: Wilson das Neves(vocais), Jorge Helder (baixo), Ivan Conti “Mamão” (bateria), do Azymuth, Vittor Santos (trombone), Zé Carlos (violão) e da nova geração, Thiago Gim (percussão).

Com mais 4 discos lançados pelo tal selo, hoje os The Ipanemas são idolatrados no exterior, ao ponto de serem comparados pela imprensa britânica como os Buena Vista Social Club Brasileiro.No repertório uma coletânea de sambas clássicos cantados na voz de Wilson das Neves, como: Samba é meu dom, Imperial, Era Bom e Um novo amor chegou à afro-sambas, temas instrumentais, com uma pegada sacodim, bem característica na música de wilson simonal.

Para o espetáculo do Jurerê Jazz Festival – 2016, o grupo contará com a participação especial da cantora carioca, Áurea Martins.

NacionalVOX Agência Digital de Florianópolis