Monobloco



Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi criado em 2000, por C.A. Ferrari, Celso Alvim, Mário Moura, Pedro Luís e Sidon Silva, integrantes da banda Pedro Luís e A Parede, a partir de uma oficina de percussão. Além de arrastar anualmente um público de 500 mil pessoas no desfile que encerra o carnaval do Rio de Janeiro, os fundadores criaram a versão Monobloco Show, com 17 integrantes, que se apresenta o ano inteiro em todo o país e no exterior, com uma média de dez shows por mês.

Graças ao “Monobloco Show” o grupo tem levado sua batucada inovadora não só para os quatro cantos do Brasil como mundo afora. Ao todo, o grupo já atingiu a marca de mais de 600 apresentações, passando por cidades como São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Manaus, Belo Horizonte, entre outras. O grupo já se apresentou em lugares como Inglaterra, Japão e Portugal, além de festivais de música na Oceania, como o Sydney Festival (Austrália) e o Jambalaya Festival Rotorua (Nova Zelândia).  Além da oficina ministrada durante todo o ano na Sala Baden Powell, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o Monobloco também já ministrou oficinas de percussão para crianças e adultos na Alemanha, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal e Japão.

Na voz dos cantores Pedro Luís, Renato Biguli e Pedro Quental, o repertório vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo forró de Luiz Gonzaga, até canções de Paralamas do Sucesso, O Rappa e Cidade Negra. Nos shows, o Monobloco leva músicas como “Samba de Arerê”, de Arlindo Cruz, Xande de Pilares e Mauro Júnior, “Eu Também Quero Beijar”, de Pepeu Gomes, “Do Seu Lado”, de Nando Reis e Girassol, de Pedro Luís e Cidade Negra, entre outros. Mas a mistura inusitada não se limita apenas à variedade musical. Na bateria ela também acontece com a presença de um baixo e uma guitarra em meio aos tradicionais instrumentos de escola de samba: cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô.
O álbum mais recente, lançado em 2013, chama-se “Arrastão de Alegria”, nome da faixa-título que abre o disco e traz, em poucas palavras, um resumo da história bem-sucedida de mais de uma década de palcos: Tem samba, charme e rock’n roll / Xote, baião e ijexá / Tem samba enredo, funk e soul. Com dois discos ao vivo lançados, Arrastão da Alegria é o segundo trabalho de estúdio da carreira do Monobloco.

Com esse trabalho, o grupo levou para o estúdio o baile que roda o Brasil com o Monobloco Show e o bloco que arrasta milhares de foliões no encerramento do carnaval carioca na Avenida Rio Branco. Com auxílio luxuoso de Davi Moraes, Diogo Nogueira, Fagner, Ivete Sangalo, Pepeu Gomes, Preta Gil e Roberta Sá, o Monobloco segue a tradição em Arrastão da Alegria resgatando clássicos, sambas garimpados, pérolas da MPB, marchinhas e canções do imaginário pop, ao mesmo tempo em que traz composições inéditas, novos estilos e batidas.

Em 2014, o grupo lançou – ao lado da cantora paraense Gaby Amarantos - o Hino da Coca-Cola para a Copa do Mundo. A canção “Todo Mundo” – que traz a inconfundível batida do Monobloco - já rodou alguns países como México, Costa Rica e Indonésia na chamada Trophy Tour, que viaja com a taça por lugares do mundo. Em maio desse mesmo ano, o Monobloco ganhou o prêmio de Melhor Grupo de Canção Popular no Prêmio da Música Brasileira, em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O Monobloco é formado por: Alessandro (cavaco), Biguli (voz), C.A. Ferrari (repique), Cachaça (cavaco), Caco Chagas (surdo), Carlinhos (cavaco), Celso Alvim (caixa), Fábio Groove (tamborim), Fred Castilho (caixa), Gabriel Lopes (surdo), Gui Rodrigues (caixa),  Júnior Teixeira (tamborim),   Mário Moura (surdo),  Pedro Luís (voz), Pedro Quental (voz), Pitito (caixa) e Sidon Silva (tamborim).

Prêmios:
2014 – Prêmio da Música Brasileira – Melhor Grupo de Canção Popular
2013 – Prêmio Serpentina de Ouro – Melhor Música
2012 – Prêmio Samba Global Rio Carnaval 2012
2003- Prêmio Rival - Categoria Grupo Musical (pelo conjunto da obra Plap e Monobloco)
Site oficial do grupo:
www.monobloco.com.br

NacionalVOX Agência Digital de Florianópolis