Cristiano Ferreira e Solon



O músico e empresário do ramo das guitarras vintage, Solon Fishbone (47 anos) acaba de comemorar três décadas de uma carreira artística que comecou em 1984. Ao lado de Cláudio Mattos, Duca Leindecker e Luciano Bortoluzzi, ainda como baixista, fundou a banda Prize, grupo que marcou uma geração do rock gaúcho com participacões nas coletaneas “Rock Garagem II” e “Rio Grande do Rock”.

No final dos anos 80, Fishbone assumiu a guitarra e formou, com seu irmão mais velho André Coelho, uma das primeiras bandas de blues do Rio Grande do Sul, a Bluesmakers.

No início dos anos 90, o músico vivenciou a cena blues paulista, sem dúvida, o embrião para o que viria logo depois: o power trio Solon Fishbone y los Cobras. Junto com o lendário baixista Flávio Chaminé e o baterista Alexandre Barea, recém-saído dos Cascavelettes, Fishbone assinou contrato com a Paradoxx Music. Com mais de 10 mil cópias vendidas, o disco Blues from Southlands ganhou o Premio Acorianos de 1995, na categoria Melhor Disco do Ano. O álbum foi o primeiro trabalho de blues gravado e produzido por um artista gaúcho e se tornou um marco para a história do gênero no Rio Grande do Sul.

A carreira do guitarrista se consolidou no cenário nacional com os discos Heart & Soul (1996) e Blues Galore (1999), este último considerado pela revista Guitar Player Brasil como um novo caminho para o blues nacional devido ao seu caráter inovador que misturou elementos de soul music e funk.

O pioneirismo de Solon Fishbone não parou por aí. Em 2004, o guitarrista gravou o elogiado Instrumental Mood, o primeiro e um dos poucos registros de blues instrumental lancados até hoje no Brasil. O disco, sem overdubs, gravado ao vivo no estúdio, possui um colorido sofisticado e influencias que vão do jazz às sonoridades latinas.

Fish Tones (2011), último trabalho gravado, foi lançado pela gravadora Top Cat Records, de Dallas, nos Estados Unidos, e é o primeiro disco de um artista brasileiro a ser disponibilizado para downloads no site Itunes.

Em 2015, a trajetória do bluseiro está sendo homenageada com a cerveja IPA Blues by Solon Fishbone. Bebida tipicamente americana que une as culturas da música e da cerveja, além de apresentar no rótulo um QRcode para download de uma música inédita do guitarrista. Também neste ano, ocorre o lançamento do DVD Guitar Garage Sessions, um registro ao vivo que mistura gravações inéditas e entrevistas.

A paixão de Fishbone pelas guitarras foi o pontapé inicial para um sonho que começou a se realizar a partir de 2002. Proprietário da Guitar Garage, loja especializada em instrumentos vintage ancorada no conceito da economia criativa, o espaço em Porto Alegre é reconhecido no Brasil e no exterior pelos seus diferenciais, tanto na curadoria de produtos, toda ela feita pelo músico, como pelo atendimento. Além de instrumentos raros e únicos, o empresário desenvolve uma linha de guitarras próprias que em breve estará no mercado e assina uma linha de captadores artesanais.  

O show marcará o reencontro musical de Cristiano Ferreira com o guitarrista Solon Fishbone, uma das suas primeiras influências na guitarra. Enquanto residia em Porto Alegre (há mais de 10 anos Cristiano reside em Florianópolis), acompanhava de perto o trabalho de Solon, sempre conferindo os seus shows. Na época Cristiano já tocava guitarra e era um nome promissor na cena gaucha do blues, o que o levou a dividir o palco com Solon algumas vezes.

A paixão de ambos pela guitarra e pelo blues estará declarada neste show, tanto na sonoridade e técnica de ambos no instrumento como também no repertório, praticamente um tributo a alguns dos grandes mestres da guitarra blues como Albert Collins, Earl King, Jimmy Rogers, BB King, Little Milton e Guitar Slim. Composições de ambos guitarristas também fazem parte do repertório.

Componentes

Solon Fishbone será acompanhando por Cristiano Ferreira e banda, composta por:
Cristiano Ferreira, guitarra e vocal
Alexandre Green, teclado
Danilo Brito, baixo
Dayvk Martins, bateria

 

NacionalVOX Agência Digital de Florianópolis